26.2.16

Sobre Mark Twain





«Tido como o pai do romance americano por nomes tão reputados como Ernest Hemingway e William Faulkner, Mark Twain passava já dos 40 anos quando escreveu As Aventuras de Tom Sawyer.
A memória não o traiu, contudo, ao recuperar as brincadeiras e superstições da sua infância. Na cena mais famosa do livro, é ordenado a Tom Sawyer que pinte uma longa vedação junto da sua casa. Aborrecido com a tarefa, decide fazer com que as crianças da vizinhança trabalhem por ele, convencendo-as de que se trata de uma brincadeira muito divertida. E não lhe chega que aceitem pintar por ele. Pelo privilégio de o fazer, ainda lhe devem pagar em berlindes, brinquedos e outros “tesouros”. Estes estratagemas divertiram o público do século xix, mas continuam a fazê-lo mais de um século depois. Autores como John Grisham recordam-nos com saudade: “Sempre que lia sobre o Tom Sawyer, saía para fazer qualquer coisa atrevida como ele.” Afinal, a escravatura pode ter sido abolida e os chapéus de palha podem ter saído de moda, mas as crianças continuam a ser crianças e a reconhecer-se não como seres perfeitos e angelicais mas como humanos com imperfeições e vontade própria.» [Tiago Matos, Estante, 8]

 
De Mark Twain, a Relógio D’Água publicou As Aventuras de Tom Sawyer, As Aventuras de Huckleberry Finn e Viagens de Tom Sawyer.

Sem comentários:

Enviar um comentário