22.9.14

Artistas Unidos levam Gata em Telhado de Zinco Quente aos palcos portugueses




 

Gata em Telhado de Zinco Quente, deTennessee Williams, estará no palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre 25 e 30 de Setembro, com encenação de Jorge Silva Melo e representação de Catarina Wallenstein e Rúben Gomes, entre outros.
A peça terá ainda apresentações noutras salas do país até inícios de 2015.
O texto está editado em Um Eléctrico Chamado Desejo e Outras Peças de Tennessee Williams, da Relógio D’Água.






«Gata em Telhado de Zinco Quente é uma tragédia: a passagem do mundo velho a um novo que não há meio de nascer. No trágico Sul de Tennessee Williams tudo se agita em volta do dinheiro. Estreada em Nova Iorque em 1955 com direcção de Elia Kazan, esta peça ficou célebre graças ao belíssimo filme com Elizabeth Taylor, Paul Newman e Burl Ives nos papéis principais. No entanto, que a versão de Kazan, quer filme realizado por Richard Brooks em 1958 evitaram muitos dos problemas da peça original.
Será possível devolver ao teatro aquilo que aparentemente o cinema fixou para sempre? Será possível voltar a fazer estas peças sem as cores esplendorosas de Hollywood? Será possível ver outra vez Maggie, a Gata como uma aventureira que a falta de dinheiro cega? Será possível voltar a pôr no palco estes dilemas, esta ansiedade, esta sofreguidão? Eu aposto que sim. Mas é uma peça de teatro.» [Jorge Silva Melo]

Sem comentários:

Enviar um comentário