9.10.13

A chegar às livrarias: Enxaqueca, de Oliver Sacks





«“Que livro mudou a sua vida?” é uma pergunta a que é tentador responder com um encolher de ombros. A verdade é que os livros raramente conseguem fazer isso só por si. Mas em 1970, antes de se tornar um autor de renome, Oliver Sacks escreveu um livro intitulado Enxaqueca. Mais modesto e mais técnico do que os seus maiores sucessos — Despertares e O Homem Que Confundiu a Mulher com Um Chapéu —, o livro não deixa de ser notável pelas suas sagazes perceções e liberdade de testemunho. Mudou a minha vida e, ouso dizer, a de milhares de outros sofredores, aumentando o meu conhecimento desta estranha condição. E, para um paciente, conhecimento é poder.»
Hilary Mantel, The Guardian

«Este fascinante livro de Oliver Sacks apareceu, pela primeira vez, em 1970. A edição foi reescrita e ampliada, abrangendo desenvolvimentos recentes baseados na teoria do caos.»
Observer

«Para Sacks, uma dor de cabeça é uma mina de tesouros, uma fonte de visões, um microcosmo de experiência humana e de sofrimento, a pedra filosofal… Um feito notável.»
Iain McGilchrist, Sunday Telegraph

«Sacks está certamente a querer dizer-nos algo — e nós deveríamos ouvi-lo… Este livro não apresenta panaceias, mas o seu grau de humanidade revela-se uma preciosa ajuda para nos reconciliarmos com o nosso lado mais negro.»
Roy Porter, Sunday Times

«Nenhum sofredor de enxaquecas ficará curado por ler este livro, mas pelo menos ficará a saber o que é uma enxaqueca e deixará de ter medo.»
Anthony Clare, Mail on Sunday

«(…) Médico e paciente encontram-se no reino do maravilhoso… Repleto das maravilhosas introspeções que o tornaram, em simultâneo, o mais acessível e magistral dos médicos.»
Anita Brookner, Spectator

Sem comentários:

Enviar um comentário