30.4.13

Don DeLillo recebe primeiro Prémio da Biblioteca do Congresso para Ficção Americana




 

O novo prémio para ficção americana «procura homenagear vozes fortes, únicas e estáveis que — em longas, consistentes e bem-sucedidas carreiras — falam da experiência americana».
No anúncio oficial, James Billington disse que, «como Dostoievski, Don DeLillo explora profundamente a vida moral e sociopolítica do seu país. Durante uma longa e importante carreira, inspirou os seus leitores com a diversidade dos seus temas e a sua prosa virtuosa».

 


Don Delillo ainda se surpreende com o invulgar percurso da sua obra: «Trabalhei dois anos no meu primeiro romance, Americana, antes de perceber que podia ser um escritor. Não tinha nenhuma esperança de que este livro fosse publicado porque sabia que havia elementos que então não podia melhorar. Então escrevi durante mais dois anos e terminei o romance. Para minha surpresa, não foi difícil arranjar uma editora. Não tinha quem me representasse. Não sabia nada de edição. Mas um editor da Houghton Mifflin leu o original e decidiu que valia a pena.»


Na Relógio D’Água, Don DeLillo tem editados Os Nomes, O Corpo enquanto Arte, Valparaíso, Cosmópolis, Mao II, Cão em Fuga, Americana e Great Jones Street.

Sem comentários:

Enviar um comentário