1.4.13

Clarice Lispector — A Hora da Estrela na sexta-feira na Gulbenkian



 

É já na próxima sexta-feira, dia 5 de Abril, que abre ao público a exposição dedicada à vida e obra de Clarice Lispector na Fundação Calouste Gulbenkian.
A capa do último Atual do semanário Expresso é-lhe dedicada, com um texto de Luciana Leiderfarb, que ouviu o poeta Ferreira Gullar e Julia Peregrino, curadores da exposição.
Luciana Leiderfarb descreve alguns dos principais focos da exposição, que vão desde a mostra de manuscritos de Clarice, a frases destacadas das suas obras, até à entrevista que a autora de Perto do Coração Selvagem deu à TV Cultura no início de 1977, na condição de apenas ser divulgada após a sua morte.
O artigo não refere as edições de Clarice Lispector em Portugal, lacunas que preenchemos de boa vontade.
Está publicada em Portugal pela Relógio D’Água quase toda a obra de Clarice Lispector. O seu primeiro livro a sair entre nós foi Laços de Família, em 1990. No prefácio, Lídia Jorge afirmava: «Entre nós, poucos são aqueles que têm de Clarice outra referência que não seja o nome, e no entanto, trata-se de um dos mais singulares escritores da nossa língua.»
Depois seguiu-se Onde Estivestes de Noite e Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, A Paixão segundo G. H., Perto do Coração Selvagem, A Maçã no Escuro, A Hora da Estrela, A Cidade Sitiada, Contos Reunidos, Água Viva, O Lustre, Um Sopro de Vida, e os livros infanto-juvenis A Mulher Que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura.
Ainda esta semana chegarão às livrarias as suas crónicas reunidas em A Descoberta do Mundo e dois dos seus contos infanto-juvenis, O Mistério do Coelho Pensante e Quase de Verdade.
A restante obra de Clarice será publicada até Setembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário