20.2.13

Hélia Correia recebe Prémio Vergílio Ferreira





A escritora Hélia Correia foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira 2013, instituído pela Universidade de Évora, revelou hoje a academia alentejana.
De natureza universitária, o Prémio Vergílio Ferreira, que pretende distinguir o conjunto da obra de escritores portugueses relevantes, no âmbito da narrativa e do ensaio, vai ser entregue numa cerimónia pública, na sala de actos da instituição, a 1 de Março, data da morte de Vergílio Ferreira. [Noticiado pela Lusa]
No ano passado, o Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído a José Gil.


 
 
Hélia Correia nasceu em Lisboa, em 1949. Licenciada em Filologia Românica, foi professora do ensino secundário, tendo também feito um curso de pós-graduação em Teatro Clássico. Poetisa e dramaturga, foi enquanto ficcionista que Hélia Correia se revelou como um dos nomes mais importantes e originais surgidos durante a década de 80, ao publicar, em 1981, O Separar das Águas.
Na Relógio D’Água Hélia Correia publicou as obras: Soma, Montedemo; A Luz de Newton; Insânia, O Número dos Vivos, A Casa Eterna, O Rancor; Lillias Fraser; Fascinação, seguido de A Dama Pé-de-Cabra; Mopsos, O Pequeno Grego (O Ouro de Delfos e A Coroa de Olímpia); Bastardia; Desmesura; Perdição, A Ilha Encantada; Contos; Adoecer; A Chegada de Twainy e A Terceira Miséria.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário