30.1.13

No aniversário da morte de Sylvia Plath





Sylvia Plath nasceu em Boston, em 1932. Depois da formação universitária, recebe uma bolsa e parte para Cambridge, Inglaterra, onde continua a escrever e a publicar poemas. É então que, na festa de lançamento da St. Botolph’s Review, conhece Ted Hughes, poeta com quem viria a ter um casamento, filhos e uma relação intensa de final trágico.
No dia em que o conheceu, disse no diário que escreveu um poema dedicado a Ted Hughes do «tamanho de uma página sobre as forças negras da luxúria: Pursuit
Em 1960, foi editado o seu primeiro livro de poemas, The Colossus, e três anos mais tarde The Bell Jar, sob o pseudónimo de Victoria Lucas.
No início dos anos 60, o casamento com Ted Hughes entra em crise, sobretudo devido à relação deste com Assia Wevill (Ted Hughes daria a sua versão do que se passou em Cartas de Aniversário, e Assia, esposa de um poeta canadiano, haveria de se suicidar com a filha em 1969). O casal separa-se em finais de 1962. É no Inverno que se segue à separação e num período depressivo que Sylvia escreve Ariel.
Plath regressa a Londres com os filhos, alugando um apartamento em Fitzroy Road, onde escreveria o romance semiautobiográfico The Bell Jar. Sente-se isolada e deprimida.
Na manhã de 11 de Fevereiro de 1963, nevava sobre Londres e o frio era intenso. Sylvia Plath suicida-se com o gás do fogão, tendo antes tido o cuidado de proteger os filhos.
Em 11 de Fevereiro de 2013, data em que passam 50 anos sobre o suicídio de Sylvia Plath, autora de uma obra variada e em parte póstuma, serão tornados públicos os seus últimos diários.

De Sylvia Plath, a Relógio D’Água publicou o volume de poesia Ariel, o livro infantil O Fato do Tanto-Faz-como-Fazia, e os contos e textos de Zé Susto e a Bíblia dos Sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário