18.6.12

A chegar às livrarias





Luigi Pirandello foi contista, romancista e dramaturgo. Algumas das suas peças teatrais derivam de contos, como é o caso de Seis Personagens em Busca de Autor e Para Cada Um a Sua Verdade, que resultaram de A Tragédia de Um Personagem e de A Senhora Frola e o Senhor Ponza, Seu Genro.

Os contos de Pirandello, de que se publica uma selecção de vinte e oito, surgiram em diversos volumes por ele reunidos em Contos para Um Ano, pois tencionava escrever 365.

No final da vida cultivou em particular o género surrealizante de que é exemplo Um Cavalo na Lua.

«A realidade» — afirma o autor de O Falecido Mattia Pascal — «é um engano. Tudo são aparências e, por isso, tudo o que consideramos como verdades são, apenas, coisas instáveis e incertas. Nenhum conhecimento poderá ser considerado como verdade absoluta, pois tudo depende da nossa interpretação dos factos.»




A poesia de Florbela Espanca foi marcada por um erotismo que Jorge de Sena considerou ser «uma das mais importantes expressões de feminino na poesia portuguesa».

O reconhecimento da obra de Florbela Espanca esteve durante anos entregue a um escasso número de leitores e à indiferença da crítica, situação que se alterou quando José Régio a considerou, em 1950, a «maior poetisa portuguesa de qualquer tempo e um dos grandes nomes da nossa poesia moderna».

Sem comentários:

Enviar um comentário