11.5.11

José Gil recebe Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte


O júri do Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte acaba de atribuir o galardão a José Gil pelo ensaio A Arte como Linguagem: A «Última Lição» (Relógio D’Água, 2010). Segundo o júri, o autor da obra faz a «demonstração de um raciocínio crítico organizado a partir de conhecimentos muito sólidos que representam uma vida de atenção à arte».
O júri diz ainda que «a fundura do olhar e a clareza da escrita de José Gil conduzem-nos, com este texto, à compreensão da arte contemporânea segundo novas perspectivas – como o próprio refere, não o impedindo nunca “de lançar grandes linhas de fuga para o pensamento criador”».
O júri, composto pelo presidente da secção portuguesa da AICA, Manuel Graça Dias, pelo crítico de artes visuais João Miguel Fernandes Jorge e pelo crítico de arquitectura José Manuel Fernandes, atribuiu também uma menção honrosa a Delfim Sardo, pelo seu trabalho de curador da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010.
O Prémio AICA/Parque Expo de Crítica de Arte pretende «reconhecer, anualmente, o mérito, a relevância e o contributo cultural, didáctico e científico de trabalhos publicados em Portugal na área da crítica de arte e/ou de crítica de arquitectura».

Sem comentários:

Enviar um comentário