6.7.10

«Os Meus Livros» recomenda dois clássicos da RDA para levar de férias


«... é um dos romances fundadores[do tema da Maldade] no seio da Literatura ocidental, através da figura de Raskólnikov, que cometeu um crime e se debate com as consequências desse acto - incluindo o julgamento perpetrado pela sua própria consciência. (...) Para o protagonista desta obra, a confissão do crime seria uma libertação, mas também uma sentença de morte.»







 
«... uma outra obra significativa, escrita por um homem que muito sofreu por não se integrar no seu tempo (...). Escrito em segredo entre 1929 e 1940 por Mikhail Bulgákov, o romance contrapõe uma Moscovo da época, à data da vida de Cristo, articulando de forma extremamente inteligente as decisões do passado com a sua inevitabilidade, explicada pelo quadro de fantasia onde se movem os protagonistas da história. (...)
No centro da trama, o Diabo e o seu séquito semeiam a confusão, tirando todo o partido das fragilidades de quem vê nos bens materiais e no estatuto as mais importantes garantias para uma vida feliz e recompensadora.»

[Revista Os Meus Livros, JUL2010]

Sem comentários:

Enviar um comentário