7.7.09

Livros da Relógio D’Água nos Media (semana de 29 de Junho a 5 de Julho de 2009)

No semanário Sol de 3 de Julho, Filipa Melo fala de Cão em Fuga que considera um Don DeLillo vintage.

«Panorama, corpo e movimento, alinhados para o tema maior: conspiração. Fixem-se estas noções, elas regem a técnica original de um dos melhores da cena literária norte-americana.»

Na rubrica «Leituras» da revista LER de Julho, José Mário Silva critica Breves Notas sobre as Ligações (Llansol, Molder e Zambrano) de Gonçalo M. Tavares.

«As ideias dos outros (das outras, neste caso) são apenas combustível para o seu elaborado processo mental, pontos de partida desligados entre si e arrancados aos respectivos contextos, materiais observados a partir de um ponto exterior – suficientemente distante para permitir a perspectiva e a paralaxe, a aproximação e o erro. É esse olhar a dois tempos que leva à descoberta de insuspeitos fios soltos e nexos improváveis.»

José Riço Direitinho aborda igualmente em «Leituras» Os Adeuses de Juan Carlos Onetti. JRD considera que esta novela, a preferida de Onetti, é uma «verdadeira obra-prima da arte de narrar com rigor, delicadeza e inteligência».

Ainda no mesmo número da LER é feita uma recensão a Cão em Fuga de Don DeLillo por José Riço Direitinho e em «Mais Livros Saídos» é referido o livro Os Olhos de Himmler, de Rui Nunes.

No Noticiário da Sic Notícias de quinta-feira, José Gil foi entrevistado por Mário Crespo a propósito do seu mais recente livro, Em Busca da Identidade - o desnorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário